top of page

Cartografia - Ciência, arte e técnica


Mapa de Luanda-Município-de-Luanda

É importante que as pessoas percebam o poder da Cartografia. A Cartografia não pode ser percebida como sendo apenas um instrumento de visualização. Ela, além de ser percebida como ciência no que se refere as projeções, Sistemas de referência de coordenadas, ou outros elementos científicos da Cartografia matemática, ela também precisa ser percebida como uma técnica que precisa de metodologia para produção cartográfica assim como uma arte que necessita de criatividade para produção de mapas confiáveis que transmita o que é representado. É pelo conhecimento de cores/Ciclo cromático que conseguimos selecionar cores funcionais ao produto produzido, de formas a atrair o leitor para sua apreciação realçando a importância do representado como produto de visualização.

Reforçando, A Cartografia deve ser vista como uma ciência, técnica e arte de representar o meio geográfico.


Há um termo que estava estampado na parede da FAC-UAN(Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto), na sala de topografia dizendo ''O Desenvolvimento de um País depende de um mapa''. Logo, caso queiramos realmente desenvolver um território o mapa é indispensável. Os mapas e ou bases cartográficas são usados por Engenheiros para projetar estradas, barragens, sistemas de drenagens ou outra obra de Engenharia.


A localização geográficas que o Google apresenta baseia-se no mapa. Conseguimos observar aqui que inclusive grandes empresas como Google, Apple, Microsoft, Amazon e outras estão investindo muito nesta ciência a anos, tendo a Google adquirido a Keyhole inc em 2004 e rebatizado o produto comprado por Google Earth, investimento este que hoje gera bilhões de dólares a Google.

A Microsoft possui o seu acervo de mapas denominado Bing Mapas e existem outros sistemas hoje baseados em localização onde a cartografia é a base.


Google Earth TOPOGIS, Google Maps

Apple Maps - Como surgiu?

Antes da Apple possuir o seu app de mapas, a Apple usava o Google Maps nos seus dispositivos, por defeito o Google Maps era uma aplicação pré-instalada para auxiliar o sistema IOS quando o assunto era a base de localização. O seu sistema próprio de pesquisa e visualização de mapas foi lançado em 2012 quando a apple decide comprar pequenas empresas neste seguimento e contratando especialistas principalmente da índia e outros a nível mundial, no ano do lançamento do Apple Maps várias eram as reclamações dos usuários devido a bugs constantes, mapas distorcidos, de baixa qualidade e localizações com nomes incorretos obrigando a apple remover o aplicativo e pedir aos usuários voltarem a usar o Google Maps, até que, a apple melhora o mesmo e retorna e até hoje continua funcional e com boa experiência do usuário.


É importante também realçar aqui que inclusive a segurança de um País depende de um bom produto cartográfico e constantemente atualizados. Os mapas ainda são úteis no marketing, saúde e tantas e/ou todas outras áreas do saber.


A Seca no Sul de Angola.

Para vermos mais uma das importâncias da cartografia, os produtos cartográfico podem ajudar a monitorar a seca nas regiões afetadas por esta calamidade.

Por esta razão, o PNUD contratou a TOPOGIS para uma secção de formação a técnicos da região sul de Angola para aprenderem a produção de mapas diversos(índices de vegetação, índices de águas, baciais hidrográficos e outros que se produzem por técnicas semi-automatizadas por Processamento Digital de Imagens usando imagens de satélite), ao longo da formação também foram ensinados as bases dos Sistemas de Informação Geográfica, que ajuda na tomada de decisão baseado na localização.

Por tanto, peça-se a não ignorar-se os mapas estudando e analisando eles e vê-los como um elementos de ciência e arte.


Adaptado do projeto Geominuto. Assistir vídeo deste tema


Conheça os nossos serviços em http://www.topogis-ao.com




Por: Rosário Dilo


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page