Cartografia - Ciência, Arte e Técnica, Parte II
Este artigo é continuação no artigo Cartografia - Ciência, Arte e Técnica , Vamos aqui mostrar e classificar uma vez mais sobre esta simbiose e a importância que devemos dar a ela.
É bem verdade que existem filmes de diversas áreas, desde a cultura ao desporte, inclusive Arquitetura e a ciência. Mas filmes dedicado a esta arte não se conhece, o porquê não trabalhamos duramente para que nossa ciência seja mais valorizada e conhecida e termos por exemplo filmes a abordar estritamente sobre cartografia?
É sabido que os mapas são usados desde a época das grandes navegações, existe inclusive a Cartografia Bíblica descrevendo deslocações para espalhar o evangelho, logo, considera-se mapa este tipo de produção que vemos neste tipo de escritos.
É considerado mapa desde os turísticos em formato físico, os digitais como o que temos em nossos telefones como aplicativos, a citar o Google Maps, Apple Maps e outros assim como mapas físicos que são afixamos em paredes de escritórios e salas de aula.
Menezes(em Roteiro da Cartografia), diz que podemos considerar mapa um mapa físico, um globo, adicionaria aqui um Croquis de Localização ou um produto em meio digital como referido anteriormente.
É através dos mapas onde podemos tomar decisão baseado em localização ainda se for um mapa mental (literalmente).
Olhando para o mapa acima, já consegue se ter uma perceção das maiores províncias de Angola e aí decidir sobre como deve ser o seu desenvolvimento, analisar as infraestruturas nelas, regiões fronteiriças, etc.
Seria fundamental se com a implementação do PIIM(Programa Integrado de Intervenção nos Municípios), seus dados de levantamento fossem integrados e assim termos uma base cartográfica dos resultados deste programa, assim mataríamos dois elementos em um único projeto (a execução dos projetos e a base cartográfica em si por ela gerado) através dos levantamento topográficos que se deve exigir dos projetistas e construtora com posterior processamento por uma equipe especializada, assim teríamos já um Sistema de Informação Geográfica das Infraestruturas deste projecto e ser analisado e visualizado como no mapa abaixo.
Logo, os mapas podem ser usados na polícia, nas delegações de Saúde, da Educação em todos os ministérios e nos diversos formatos. Trabalhando eles em base SIG tiram-se maiores proveito.
Adaptado do projeto Geominuto. Assistir vídeo deste tema
Conheça os nossos serviços em http://www.topogis-ao.com
Por: Rosário Dilo
Comments