Drones? Não. A zona é muito extensa
- Rosario Dilo
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Muito já se ralatou de sobre a capacidade de drones em fazer o levantamento de zonas extensas.
Pessoas há que em discussões dizem que é impossível fazer o levantamento com drones de um município. Como por exemplo o município de Luanda ou outro Município usando drones. E dizem que para estes casos devem apenas serem usados vôos convencionais.

De realçar que esta é uma questão discutível, porque, há vários caso em que empresas usaram drones para efetuarem levantamento aerofotogramétrico de zonas grandes em extensão usando apenas drones de Asa fixa. A TOPOGIS, por exemplo, no ano de 2019 fez o levantamento da zona onde será o novo aeroporto provincial de Mbanza Kongo - Zaire, com uma extensão de 3.000 hectares.

Além disso, há o caso de uma empresa nos Estados Unidos que levantou usando drone de asa fixa, uma zona com extensão aproximada de 266 Km2(o equivalente à 26.600 hectares).
Observe que neste trabalho usaram um drone pequeno da marca Wingra, um drone com autonomia de voo de três horas. Um trabalho extenso que os levou cerca de 47 dias, devidadamente planeado e coordenados Pontos de Controlo (GCP, do portugês PF-Pontos fotogramétricos), para melhor posicionar a planimetria e altimetria dos modelos gerados. Ao longo do trabalho tomaram mais de 1.140 fotografias e processados no Pix4D obtendo no final, um resultado de 5cm resolução espacial.
Pela extensão, e trazermos o caso para aqui para Angola, seria como levantar duas vezes o Município de Luanda e do Cazenga.
Logo, é sim possível levantar áreas extensas usando drones como os citados e tudo dependerá da metodologia criada para o processo.
Adaptado do projeto Geominuto. Assistir vídeo deste tema
Conheça os nossos serviços em http://www.topogis-ao.com
Por: Rosário Dilo
Commentaires