Nível profissional.
- Rosario Dilo
- 11 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de jan. de 2021
Muitas das vezes as vagas são solicitadas de acordo ao nível profissional e necessidade da empresa.
Falando não apenas da Engenharia, mas, no geral é divido o nível em 3 ou 4.
1 - Trainee: Nas empresas em que há um plano de carreira, o recém formados entram como trainee e, depois de cerca de 2 anos, podem vir a ocupar um cargo júnior. Importante recordar que o trainee não é um estagiário mas sim um funcionário que participa de um programa estruturado da empresa.
2 - Júnior: Geralmente também são profissionais de nível júnior aqueles profissionais recém-formados. Mas como dito anteriormente em empresas com plano de carreira, os juniores só o são após adquirirem suas primeiras experiências com projectos/trabalhos após cerca de dois anos.
3 - Pleno: Neste nível o profissional precisa ter maior maturidade e capacidade de tomar decisões pois executa trabalhos com maior complexidade o que dificilmente é exigido no nível junior. Estes geralmente têm de 5 a 10 anos de experiência.
4 - Senior: O profissional sénior deve ter boa capacidade de executar tarefas assim como capacidade de liderança e planeamento. Para estes profissionais exige-se um nível maior de maturidade técnica e emocional e ser um bom tomador de decisão.
Att: É importante referir que mesmo após 20 anos há quem nunca atinge o nível profissional sénior. Exemplo poderia ser o pedreiro que mesmo a trabalhar a 20 anos nem arestas em condições consegue fazer, reboque nunca sai direito, nem consegue fazer caídas que respeite a esquadria.
Lógico que para concluir, o salário para cada um dos níveis profissionais é diferente pois suas responsabilidades também são diferentes.
Comments