O sucesso do PIIM depende da “Topografia”
O plano integrado de intervenção nos municípios é uma mais valia para a melhoria da qualidade de vida das populações, visto que a mesma centra-se na construção, reabilitação e apetrechamento de infra-estruturas básicas, desde hospitais de cuidados primários de saúde (CPS), escolas do primeiro e segundo ciclo, estradas municipais, entre outros.
Os projectos integrados no PIIM são maioritariamente obras de engenharia, e normalmente têm como responsável máximo, o engenheiro civil ou o arquiteto, apesar de que a sua execução, envolve vários outros intervenientes. Aqui, destacar a Topografia, ou seja os profissionais topógrafos, pela responsabilidade que lhes compete, na determinação da segurança e eficácia do terreno, onde se deve erguer a obra.
Antes de começar a construção de qualquer obra de engenharia, precisa-se a partida, de todas as informações possíveis do terreno, as dimensões, medidas e condições exatas de cada espaço. Estas informações são levantadas previamente através de estudos topográficos planimétrico, que não considera o relevo do terreno, mas fornece material adequado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia; e estudos topográficos altimétrico, que determina e aponta quais serão os relevos e desníveis considerados na obra.
Estes estudos determinam se o terreno escolhido dá viabilidade e suporte à obra desejada, possiblitam conhecer a variação de cotas e identificam a presença de elementos estranhos. O estudo também determina o local exato da obra e os serviços que serão necessários, como por exemplo, a terraplenagem e aterro.
Os resultados obtidos através desses estudos topográficos serão aplicados em diversas fases da obra, desde o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares e também no acompanhamento de prumadas de pilares.
Convém realçar que as infra-estrutras do plano integrado de intervenção nos municípios é maioritariamente de cariz social e visa em termos de estética, dar uma imagem melhor aos municípios, e colocar-lhes evidentemente na rota do desenvolvimento. As populações, principais beneficiários das obras, esperam com espectativa usufruir das mesmas durante longos anos e com a qualidade que se inpõe, de modos a estimular o orgulho citadino. O sucesso de qualquer atividade ou processo constroi-se a partir da base e quando se trata do processo de construção de determinda infra-estrutura, a sua base é a topografia.
Uma topografia ineficaz e sem qualidade, conpromete a qualidade e eficácia da obra; e uma topografia eficaz e de qualidade, garante a qualidade e eficácia da obra.
Comments